É importante
entender que os irmãos na assembleia local não decidem o que é adequado à mesa do Senhor e o que não é. A Palavra de
Deus decide. Isso porque a mesa não é dos irmãos; ela é “a mesa do Senhor” (1 Co 10:21). As preferências
pessoais dos que fazem parte da assembleia não têm nada a ver com a recepção. A
Palavra de Deus decide tudo. Se não existe um motivo bíblico para se recusar uma
pessoa, tal pessoa deve ser recebida. Se um crente já tiver sido batizado, for
são na fé e piedoso no andar, não existe motivo para ser recusado. O
conhecimento da Escritura não é um critério. A pessoa pode ser um crente simples,
mas a Escritura diz: “Mas acolhei o que é fraco na sua fé, não para discutir as suas dúvidas” (Rm 14:1 – TB).
Todavia, muitas vezes não é possível determinar de imediato se alguém é
são na fé e piedoso em seu andar. Quanto maior a confusão de onde a pessoa vem,
seja do meio Cristão ou do mundo, maior pode ser a dificuldade de determinar
essas coisas. Se for esse o caso, então sabedoria irá recomendar que a assembleia
deve pedir à pessoa que tem o desejo de estar em comunhão que aguarde. Isso não
significa que a assembleia esteja afirmando que a pessoa tenha alguma
associação com o mal. Poderia até ser o caso, porém os irmãos simplesmente não
sabem, e devem esperar até estarem convencidos de que não é o caso, pois eles
são, em última análise, responsáveis diante de Deus por quem eles recebem em
comunhão. A Escritura ensina: “A ninguém imponhas precipitadamente as
mãos, nem participes dos pecados alheios” (1 Tm 5:22). Esse versículo
fala da comunhão pessoal com alguém numa base individual, mas o princípio é
amplo o suficiente para guiar os santos na comunhão coletiva da assembleia à
mesa do Senhor. Um crente maduro e piedoso que deseja entrar em comunhão não se
sentiria ofendido com isso, pois certamente nenhum Cristão piedoso iria esperar
que a assembleia violasse um princípio da Escritura. Na verdade, isso deveria
dar a ele a confiança de estar entrando em uma companhia de Cristãos onde
existe preocupação com a glória do Senhor e com a pureza da assembleia.
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