quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Quem Decide Quem Deveria Estar em Comunhão?


É importante entender que os irmãos na assembleia local não decidem o que é adequado à mesa do Senhor e o que não é. A Palavra de Deus decide. Isso porque a mesa não é dos irmãos; ela é “a mesa do Senhor” (1 Co 10:21). As preferências pessoais dos que fazem parte da assembleia não têm nada a ver com a recepção. A Palavra de Deus decide tudo. Se não existe um motivo bíblico para se recusar uma pessoa, tal pessoa deve ser recebida. Se um crente já tiver sido batizado, for são na fé e piedoso no andar, não existe motivo para ser recusado. O conhecimento da Escritura não é um critério. A pessoa pode ser um crente simples, mas a Escritura diz: “Mas acolhei o que é fraco na sua fé, não para discutir as suas dúvidas” (Rm 14:1 – TB).
Todavia, muitas vezes não é possível determinar de imediato se alguém é são na fé e piedoso em seu andar. Quanto maior a confusão de onde a pessoa vem, seja do meio Cristão ou do mundo, maior pode ser a dificuldade de determinar essas coisas. Se for esse o caso, então sabedoria irá recomendar que a assembleia deve pedir à pessoa que tem o desejo de estar em comunhão que aguarde. Isso não significa que a assembleia esteja afirmando que a pessoa tenha alguma associação com o mal. Poderia até ser o caso, porém os irmãos simplesmente não sabem, e devem esperar até estarem convencidos de que não é o caso, pois eles são, em última análise, responsáveis diante de Deus por quem eles recebem em comunhão. A Escritura ensina: “A ninguém imponhas precipitadamente as mãos, nem participes dos pecados alheios” (1 Tm 5:22). Esse versículo fala da comunhão pessoal com alguém numa base individual, mas o princípio é amplo o suficiente para guiar os santos na comunhão coletiva da assembleia à mesa do Senhor. Um crente maduro e piedoso que deseja entrar em comunhão não se sentiria ofendido com isso, pois certamente nenhum Cristão piedoso iria esperar que a assembleia violasse um princípio da Escritura. Na verdade, isso deveria dar a ele a confiança de estar entrando em uma companhia de Cristãos onde existe preocupação com a glória do Senhor e com a pureza da assembleia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso está  disponível  ➪   AQUI   O Livro eletrônico está  disponíve l   ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segu...