quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

CAPÍTULO 1: Por que Há Relativamente Pouca Bênção em Nossos Esforços Evangélicos?


PERGUNTA: João 12:32 diz que, se levantarmos o Senhor em nossas reuniões, todos serão atraídos a Ele. Se verdadeiramente temos o Senhor em nosso meio, por que não estão todos sendo atraídos para as reuniões da assembleia? Por que há relativamente poucos conosco, e tão pouca bênção em nossos esforços evangelísticos?
Vamos para essa passagem em João 12 e ler os versículos 31 e 32: “Agora é o juízo (julgamento) deste mundo: agora será expulso o príncipe deste mundo. E Eu, quando for levantado da Terra, todos atrairei a Mim.”
Primeiramente, antes de tentar responder a essa pergunta, precisamos entender que a passagem não está falando do testemunho do evangelho no tempo da graça. Também não está falando de coisas que têm a ver com Cristãos congregando para adoração e ministério. O contexto do capítulo é o reino milenar de Cristo. O Senhor tinha vindo a Jerusalém e estava sendo recebido pela multidão, que clamava: “Hosana: Bendito o Rei d’Israel que vem em nome do Senhor” (v. 13). O povo estava esperando que Ele estabelecesse o reino naquele momento e reinasse em poder e glória, com todas as bênçãos prometidas pelos profetas do Velho Testamento. Os gentios também são mencionados vindo à festa para adorar, o que também é importante característica do reino milenar (Zc 2:11; Is 14:1, 56:6; Sl 47:9, 72:10-11). O Senhor viu que, para tudo isso se cumprir, Ele, assim como um “grão de trigo”, tinha que, “caindo na terra”, “morrer” (v. 24). E se Ele morresse, daria “muito fruto”. Na verdade, era precisamente com esse “propósito” (ARA) que Ele tinha vindo àquela “hora” (vs. 27-30). Mas, se Ele fosse “levantado” na cruz em rejeição, Ele prometeu que haveria um dia quando Ele atrairia a Si todas as nações no Milênio. O mundo estava prestes a crucificar o Senhor, mas, ao fazê-lo, estaria se condenando. Por isso o Senhor disse: “Agora é o juízo (julgamento) deste mundo”.
Logo, a passagem não está falando de crentes levantando o Senhor no testemunho do evangelho, mas de incrédulos levantando-O na cruz em rejeição e escárnio. O versículo seguinte (v. 33) confirma isso. Ali diz: “E dizia isto, significando de que morte havia de morrer”. Além disso, o atrair “todos” a Si, de que fala o Senhor aqui, não está se referindo a pessoas sendo salvas pelo evangelho no dia de hoje, mas a todas as nações da Terra se submetendo ao Senhor no Milênio. Muitos deles nem sequer terão fé (Sl 18:44, 66:3, 81:15 – AIBB). Isso não poderia estar falando das campanhas evangelísticas que acontecem hoje na Cristandade evangélica, pois mesmo as maiores e mais bem-sucedidas campanhas não chegam nem perto de atrair “todos” ao Senhor.
Sendo assim, essa é uma boa pergunta, mas você está usando um versículo errado da Escritura em conexão com ela. Sei que não abordei sua pergunta ainda, mas acho importante primeiro entender do que João 12:32-33 está realmente falando. Sua pergunta é: “Se estamos nos reunindo da maneira correta como os Cristãos deveriam, e aqueles que estão nas denominações não, por que eles têm tanta bênção e nós não?!” É uma boa pergunta e merece uma boa resposta.
RESPOSTA: O problema aqui é fazermos do sucesso no testemunho do evangelho o sinal de que um grupo de Cristãos está ou não no terreno eclesiástico correto. Isso é um erro, apesar de ser perfeitamente compreensível como alguém poderia vir com essa ideia. Você poderia pensar que, se Deus aprovasse algo, Ele iria Se identificar com aquilo em poder, e a Sua bênção estaria sobre aquilo para que todos pudessem ver. Porém, as coisas não são necessariamente assim.
Acredito que exista uma boa razão para haver muita bênção na pregação do evangelho nas igrejas evangélicas em nossos dias, e relativamente pouca entre os reunidos ao nome do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso está  disponível  ➪   AQUI   O Livro eletrônico está  disponíve l   ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segu...