quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

CAPÍTULO 3: Por que os Reunidos ao Nome do Senhor são um Testemunho Tão Pequeno?


PERGUNTA: Mateus 18:20 e Lucas 22:7-10 indicam que o Espírito de Deus é o divino Reunidor, e que Ele leva os Cristãos ao lugar designado por Deus. Se a posição dos chamados “santos reunidos” é esse terreno, por que existem tão poucos ali? Ou existe um problema com o poder do Espírito em reunir, ou talvez esse não seja o lugar para o qual Ele esteja conduzindo as pessoas.
O problema aqui é que fizemos do tamanho numérico de um grupo de Cristãos o padrão para medir se eles estão corretos eclesiologicamente. Ou seja, se há muita gente em uma determinada comunhão Cristã, então aquele deve ser o lugar para o qual o Espírito de Deus está conduzindo as pessoas. Este, no entanto, é um critério errado para julgar o verdadeiro terreno de reunião. De onde tiramos a ideia de que o que é grande está correto? É um princípio mundano. Vemos isso em todas as esferas da vida no mundo – nos negócios, nos esportes etc. No entanto, isso não deve ter lugar na Igreja de Deus.
Não lemos na Escritura que haverá grandes grupos de crentes fiéis nos últimos dias. A Bíblia indica exatamente o contrário. Nos últimos dias no testemunho Cristão, somos informados de que os homens maus aumentarão em número – não os homens fiéis (2 Tm 3:13). Essa é a principal diferença entre as duas epístolas escritas a Timóteo. Em 1 Timóteo, a massa na profissão Cristã é vista indo bem, mas havia alguns indivíduos que tinham se desviado para o erro. Mas em 2 Timóteo (que descreve os últimos dias), é exatamente o inverso; a massa é vista indo mal, e há relativamente poucos indivíduos seguindo fielmente. Na verdade, na Escritura os únicos grupos descritos como grandes nos últimos dias são movimentos heréticos! Por exemplo, 2 Pedro 2:1-2 diz: “E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou [comprou – JND], trazendo sobre si mesmos repentina perdição. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade.” Não estou dizendo que todos os grandes grupos de Cristãos hoje na Cristandade evangélica são maus e que ensinam doutrinas condenáveis. Estamos simplesmente apontando que, se grandes números são o sinal de estar certo, então a igreja católica seria o lugar correto que Deus aprova – eles têm mais pessoas do que qualquer outra denominação! Certamente, não podemos ser tão ingênuos a ponto de pensar que ter grande números equivale a ter a aprovação de Deus.
Deus não está tão ocupado quanto nós com aumento em números. Você já reparou na Escritura que quando números são mencionados ela sempre diz, quase três mil”, ou quase cinco mil”? (At 2:41, 4:4) Mesmo contando um número pequeno, ela diz: cerca de doze” (At 19:7 – TB). Deus está nos mostrando que não devemos nos ocupar com o número de pessoas envolvidas em Seu testemunho – o qual, a propósito, era o pecado de Davi (2 Sm 24:1).
O comentário que se ouve frequentemente é: “Nossa igreja está crescendo”. A intenção é mostrar que a quantidade de pessoas nesse determinado grupo está ficando maior. Ora, todos nós queremos ver isso, mas na Escritura crescimento é usado para indicar desenvolvimento espiritual na alma, não o tamanho numérico de um grupo de Cristãos. Suponha que eu tenha ido a uma reunião que tinha 50 crentes se reunindo regularmente para adoração e ministério e vi que não havia muito interesse ali. Eles estavam mais interessados em esportes, em suas casas etc. Embora eu fique feliz por eles estarem juntos, eu vou embora dizendo para mim mesmo: “Queria que houvesse um pouco mais de devoção lá”. Então, depois de um ano, volto ao mesmo grupo de 50 crentes e imediatamente vejo uma mudança significativa. Eles estão realmente ansiosos pelas coisas de Deus. Estão cheios de perguntas e ficam depois das reuniões para comunhão. O entendimento e a maturidade deles na verdade definitivamente progrediram. Embora eles não tenham acrescentado uma pessoa sequer ao seu número, eu poderia dizer que eles realmente cresceram! É dessa maneira que o crescimento é mencionado na Escritura.
Quando nos ocupamos com números, sempre existe a tentação de comprometer princípios para atrair pessoas. Por exemplo, poderíamos conseguir mais pessoas em nossas reuniões se anunciássemos que ia ter uma banda de rock aqui. Mas não vamos fazer isso, porque devemos servir segundo os princípios da Palavra de Deus, se quisermos a aprovação do Senhor (2 Tm 2:5).
Sei que não respondi à pergunta, então vamos ver algumas Escrituras que farão isso.
RESPOSTA: Existem milhares de pessoas congregadas ao nome do Senhor hoje, mas em termos relativos são apenas alguns em comparação com a grande massa de crentes em todo o mundo. Não significa, no entanto, que elas não estejam se reunindo sob os princípios corretos. Acredito que existam pelo menos três razões para a pequenez desse testemunho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso está  disponível  ➪   AQUI   O Livro eletrônico está  disponíve l   ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segu...