quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

2.É Colocar Nossa Sanção na Ordem Não Bíblica das Igrejas


Em segundo lugar, ao irmos a uma (assim chamada) igreja, estamos, com esse ato, tendo comunhão com ela e, dessa maneira, estamos sancionando e aprovando a ordem daquele lugar, que está claramente em desacordo com a Palavra de Deus. Certamente, não podemos esperar que o Senhor fique feliz conosco fazendo isso.
Existe uma figura no Velho Testamento que ilustra bem esse ponto. Vamos ler essa passagem em 1 Reis 13, pois acredito que há algo que podemos aprender com ela.
“E eis que um homem de Deus veio de Judá com a Palavra do Senhor a Betel: e Jeroboão estava junto ao altar, para queimar incenso. E clamou contra o altar com a Palavra do Senhor, e disse: Altar, altar! assim diz o Senhor: Eis que um filho nascerá à casa de Davi, cujo nome será Josias, o qual sacrificará sobre ti os sacerdotes dos altos que queimam sobre ti incenso, e ossos de homens se queimarão sobre ti. E deu naquele mesmo dia um sinal, dizendo: Este é o sinal de que o Senhor falou: Eis que o altar se fenderá, e a cinza, que nele está, se derramará.
Sucedeu, pois, que, ouvindo o rei a palavra do homem de Deus, que clamara contra o altar de Betel, Jeroboão estendeu a sua mão de sobre o altar, dizendo: Pegai dele. Mas a sua mão, que estendera contra ele, se secou, e não a podia tornar a trazer a si. E o altar se fendeu, e a cinza se derramou do altar; segundo o sinal que o homem de Deus apontara pela Palavra do Senhor.
Então respondeu o rei, e disse ao homem de Deus: Ora à face do Senhor teu Deus, e roga por mim, que a minha mão se me restitua. Então o homem de Deus orou à face do Senhor, e a mão do rei se restituiu e ficou como dantes. E o rei disse ao homem de Deus: Vem comigo a casa, e conforta-te; e dar-te-ei um presente. Porém o homem de Deus disse ao rei: Ainda que me desses metade da tua casa, não iria contigo, nem comeria pão nem beberia água neste lugar. Porque assim me ordenou o Senhor pela Sua Palavra, dizendo: Não comerás pão nem beberás água; e não voltarás pelo caminho por onde foste. E foi-se por outro caminho; e não voltou pelo caminho, por onde viera a Betel.
E morava em Betel um profeta velho: e veio seu filho, e contou-lhe tudo o que o homem de Deus fizera aquele dia em Betel, e as palavras que dissera ao rei; e as contaram a seu pai. E disse-lhes seu pai: Por que caminho se foi? E viram seus filhos o caminho por onde fora o homem de Deus que viera de Judá. Então disse a seus filhos: Albardai-me um jumento. E albardaram-lhe o jumento, e montou nele. E foi-se após o homem de Deus e o achou assentado debaixo dum carvalho: e disse-lhe: És tu o homem de Deus que vieste de Judá? E ele disse: Eu sou. Então lhe disse: Vem comigo a casa e come pão. Porém ele disse: Não posso voltar contigo, nem entrarei contigo; nem tão pouco comerei pão, nem beberei contigo água neste lugar. Porque me foi mandado pela Palavra do Senhor: Ali nem comerás pão, nem beberás água; nem tornarás a ir pelo caminho por que foste. E ele lhe disse: Também eu sou profeta como tu, e um anjo me falou pela Palavra do Senhor, dizendo: Faze-o voltar contigo a tua casa, para que coma pão e beba água. (Porém mentiu-lhe.) E tornou ele e comeu pão em sua casa e bebeu água. E sucedeu que, estando eles à mesa, a Palavra do Senhor veio ao profeta que o tinha feito voltar. E clamou ao homem de Deus, que viera de Judá, dizendo: Assim diz o Senhor: Porquanto foste rebelde à boca do Senhor, e não guardaste o mandamento que o Senhor teu Deus te mandara; Antes voltaste, e comeste pão e bebeste água no lugar de que te dissera: Não comerás pão nem beberás água; o teu cadáver não entrará no sepulcro de teus pais.” Bem, o resto da história nós conhecemos: um “leão” o encontrou no caminho e o matou. Que triste final para a sua vida!
Há algumas lições valiosas que podemos aprender com isso. No capítulo 12, Jeroboão havia estabelecido dois altares rivais ao altar do Senhor em Jerusalém, que:
  • Negavam a unidade de Deus, na medida em que havia dois bezerros para representar o único Deus de Israel. “O Senhor nosso Deus é o único Senhor” (Dt 6:4).
  • Negavam a verdade do único centro de reunião para ofertas e sacrifícios por fazerem de Betel e Dã lugares alternativos de adoração. “Haverá um lugar que o Senhor vosso Deus escolherá” (Dt 12:11 – AIBB).
  • Dividiam o povo de Deus, o qual Ele desejava que estivesse unido como um só povo. “E se tornem um só” era Seu desejo original para eles (Ez 37:15-19). 

Como resposta, Deus levantou um testemunho contra aqueles falsos centros de adoração e sacrifício. “Um homem de Deus” foi enviado de Judá (onde estava o centro de Deus) para protestar contra a falsa posição estabelecida por Jeroboão em Betel. Ele veio “por ordem do Senhor” (ARF), o que demonstra que era de Deus a ordem para que houvesse um testemunho contra a falta de fundamento bíblico daqueles falsos altares. Do mesmo modo, a posição que os santos reunidos assumem na Cristandade, em separação de toda a ordem sem base bíblica das igrejas, é um protesto fundamentado na Escritura que é de Deus.
É significativo que o homem de Deus “clamou” contra o altar, mas “rogou” pelo rei e pelo povo que oferecia seus sacrifícios ali (vs. 2, 6). Do mesmo modo, o protesto bíblico dos santos reunidos não é contra os queridos crentes que adoram em suas igrejas denominacionais, mas contra a falta de base bíblica do sistema em que estão envolvidos. Não condenamos nossos companheiros crentes das igrejas denominacionais; nós os amamos e oramos pelo seu bem e para que sejam abençoados. O rei estender a mão para prender o profeta aponta para o fato de que há reprovação e perseguição conectadas à posição de separação que assumimos, e precisamos estar preparados para isso. “Saiamos, pois, a Ele fora do arraial, levando o Seu vitupério” (Hb 13:13).
Depois que a mão do rei foi restaurada, aqueles que estavam em Betel fizeram uma dupla tentativa de enredar o homem de Deus em uma falsa associação com eles naquele lugar. O rei ofereceu um “presente [recompensa – TB] de alguma vantagem mundana, se tão somente o homem de Deus fosse para casa com ele e se confortasse lá. Era uma clara tentativa de induzir o servo do Senhor a sair do caminho de obediência à Palavra de Deus. Essa artimanha foi frustrada pela obediência do homem de Deus àquilo que lhe havia sido dado “pela palavra do Senhor” (KJV) (vs. 7-10). Isso nos ensina que, quando somos provados, devemos permanecer nos princípios que aprendemos na Palavra de Deus e deixá-los nos guiar.
Tendo falhado nessa primeira tentativa, o inimigo veio ao homem de Deus em uma linha muito mais sutil. O velho profeta em Betel (KJV) alcançou o homem de Deus e contou-lhe uma mentira escancarada para tentar fazê-lo voltar e ter comunhão com ele naquela posição falsa. Para convencer o profeta mais novo, o velho profeta usou (o que ele alegou ser) a Palavra do Senhor. Infelizmente, funcionou. O homem de Deus foi enganado e retornou a Betel para comer pão com o velho profeta (vs. 11-32). Isso nos ensina que devemos estar vigilantes contra outros servos que fazem mau uso da Palavra de Deus para nos persuadir em um caminho errado. Muitos Cristãos sinceros foram persuadidos por outros crentes a agirem segundo algum falso princípio sobre comunhão, e assim foram levados a deixarem a mesa do Senhor para alguma falsa posição. Que isso, então, nos sirva de alerta.
Você irá notar que o velho profeta de Betel gastou uma energia considerável para conseguir que o homem de Deus cedesse e tivesse comunhão com ele em sua falsa posição. Ele queria desesperadamente que ele comesse e bebesse (uma expressão de comunhão) naquele lugar. O velho profeta, obviamente, tinha consciência de estar naquela posição sem fundamento bíblico e queria que outros estivessem ali com ele para aliviar o fardo de sua consciência.
O homem de Deus falhou, na medida em que ele não saiu do “lugar” contra o qual ele foi enviado para testificar (vs. 16). Ele percorreu uma pequena distância e então sentou-se debaixo de uma árvore, mas ainda estava em Betel. Se ele tivesse continuado, talvez o velho profeta não o tivesse alcançado. Sua demora em partir tornou-se a causa de sua queda. Com isso fica muito claro o que Deus pensa daqueles em Seu centro divino tendo comunhão com os que estão em uma falsa posição eclesiástica. Acho que isso responde à pergunta sobre se os “santos reunidos” deveriam ir a uma igreja.
Em resumo, havia três coisas que resultaram do homem de Deus voltando para comer e beber com o velho profeta de Betel. Ao fazê-lo:
  • Ele colocou sua sanção naquele lugar de sacrifício que não tinha a sanção do Senhor.
  • Ele colocou sua sanção sobre a infidelidade do velho profeta que estava naquela falsa posição.
  • Ele anulou seu próprio testemunho contra a falta de fundamento bíblico do falso centro e, assim, ele acabou com a sua história de testemunho do lugar designado por Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso está  disponível  ➪   AQUI   O Livro eletrônico está  disponíve l   ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segu...