quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

As Segundas Epístolas Insistem na Separação em Um Dia de Ruína


Havendo estabelecido esse fato, eu já logo digo que Deus certamente gostaria que todo o Seu povo andasse junto na prática, como uma única família feliz. Mas Ele também nos disse que, quando o testemunho Cristão se corrompesse e a ruína entrasse, deveríamos aplicar a verdade do Novo Testamento contida nas modificações apresentadas nas segundas epístolas. Essas epístolas lidam com a ruína que entraria na profissão Cristã e instrui o caminho do crente em relação a ela.
Há duas coisas proeminentes em cada uma das segundas epístolas: primeiramente, a evidência de abandono do verdadeiro Cristianismo de alguma forma, seja na doutrina ou na prática. Em segundo lugar, existe a necessidade de o crente se separar da corrupção e do erro que entrou – não só individualmente, mas também coletivamente.
  • A segunda epístola aos Coríntios lida com um movimento mundano entre eles que estava corrompendo sua doutrina e prática. A solução é: “Por isso, saí do meio deles e separai-vos, diz o Senhor, e não toqueis coisa imunda” (2 Co 6:17 – TB).
  • A segunda epístola aos Tessalonicenses lida com um movimento que havia se introduzido e negava a vinda do Senhor e outros eventos escatológicos (proféticos), além de estar causando um sério efeito negativo no andar deles. A solução é “que vos aparteis de todo o irmão que anda desordenadamente, e não segundo a tradição que de nós recebeu” (2 Ts 3:6).
  • A segunda epístola a Timóteo lida com ensinos doutrinários errôneos e corrupções profanas que entrariam na casa de Deus. A palavra ali é, “qualquer que profere o nome de Cristo [do Senhor – TB] aparte-se da iniquidade (injustiça). Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra. De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, [se alguém tiver se purificado a si mesmo desses (vasos), em se separando a si mesmo deles – JND] será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra” (2 Tm 2:19-21).
  • A segunda epístola de Pedro lida com o inevitável abandono da piedade prática no testemunho Cristão e alerta os crentes para não serem “levados juntamente com o erro dos perversos” (2 Pe 3:17 – JND), mantendo-se afastado dele.
  • A segunda epístola de João lida com a seriedade em abandonar a doutrina da Pessoa de Cristo. Ela nos ordena a nos mantermos separados daqueles que ensinam tais coisas, de tal modo que não devemos nem mesmo recebê-los em nossa casa. Na realidade, nos é dito para nem mesmo “saudar” essas pessoas (2 Jo 8-11). 

Quem faz essa pergunta a respeito de separação está lendo sua Bíblia sem consultar as segundas epístolas. Voltamos a dizer que Deus deseja que todos os membros do corpo de Cristo estejam juntos em comunhão prática (Ef 4:1-16). Este é o ideal de Deus. Mas como a ruína está em todo lugar no testemunho Cristão, a Palavra de Deus (nas segundas epístolas) indica que devemos assumir uma posição de separação da desordem. Segunda Timóteo 2:19-21 é particularmente útil em nos guiar nestes dias difíceis com relação a isso. Ela indica que devemos nos desassociar de tudo na casa de Deus (a profissão Cristã) que esteja manchado com o erro, afastando-nos dessas coisas. Isso inclui qualquer tipo de erro, seja doutrinal, moral ou eclesiástico. Logo, praticar a verdade coletivamente, reunindo-se para adoração e ministério, com todos os membros do corpo de Cristo não é possível hoje. Isso porque muitos desconhecem o verdadeiro terreno de reunião, ou conhecem e não estão dispostos a praticá-lo, ou estão envolvidos em alguma forma de má doutrina ou prática com a qual não devemos ter comunhão.
Como mencionado, as segundas epístolas antecipam a ruína do testemunho público da Igreja e dão certas instruções que modificam a aplicação dos princípios apresentados no ensino das outras epístolas. Não é que a Palavra de Deus se contradiga, mas que outro curso de ação deve ser seguido, já que a ruína está sobre nós. Para ilustrar esse ponto, suponha que você trabalhasse em uma grande fábrica ou indústria onde houvesse instruções específicas a serem seguidas em sua função normal de trabalho; mas se surgissem certos problemas, você recebesse um conjunto diferente de instruções a serem seguidas em caso de emergência. Da mesma maneira, é isso que a Escritura ensina nas segundas epístolas com relação ao dia da ruína.
As segundas epístolas não invalidam a verdade contida nas outras epístolas, mas alteram o curso do crente na aplicação dessas verdades. Toda a verdade de Deus ainda pode ser praticada hoje, mas deve ser praticada em separação da confusão. Por exemplo, devemos ver a verdade em Efésios 4 – referente a guardar a “unidade do Espírito” com os membros do “um só corpo” de Cristo – através da “escotilha” de 2 Timóteo, ou seja, da perspectiva da ruína que entrou no testemunho Cristão. Ainda podemos nos reunir no terreno do um só corpo e praticar essa verdade; só não podemos fazer isso hoje com todos os membros do corpo, como Deus originalmente planejou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso está  disponível  ➪   AQUI   O Livro eletrônico está  disponíve l   ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segu...