quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

INTRODUÇÃO


Gostaria de abordar algumas das difíceis perguntas enfrentadas por pessoas jovens a respeito de estar reunido ao nome do Senhor com base em Mateus 18:20: “Porque onde estiverem dois ou três reunidos em [são[1] colocados juntos para o – JND] Meu nome, aí estou Eu no meio deles”. Meu desejo é tentar resolver alguns desses enigmas para aqueles que estejam verdadeiramente buscando respostas. Só espero que aquilo que eu tenho a dizer possa dar a quem procura a verdade um entendimento mais completo dos princípios envolvidos no divino terreno de reunião dados aos Cristãos.
Para aqueles que cresceram nas assembleias dos assim chamados “santos reunidos”, eu sei que seus pais, na maioria das vezes, são zelosos pela verdade de estar reunido ao nome do Senhor. Eles a colocam bem ao lado de ser salvo. Vocês provavelmente já os ouviram dizer coisas como, “Conheço o Senhor Jesus Cristo como meu Salvador pessoal, e estou reunido ao Seu precioso nome”. Não é preciso dizer que eles creem que a assembleia, como vocês a conhecem, é o verdadeiro e correto modo de os Cristãos congregarem. Eles também entendem que a maneira como nos reunimos é contrária ao curso do Cristianismo corrente, e que esse é um caminho estreito no que se refere à comunhão. Não obstante, eles (assim como eu) estão profundamente convictos de que é a única maneira correta e bíblica de os Cristãos se reunirem para adoração e ministério – e desejamos afetuosamente transmitir isso a vocês. Queremos que vocês “comprem a verdade” acerca da assembleia (Pv 23:23), procurando-a vocês mesmos e verificando que essas coisas são verdadeiramente bíblicas (At 17:11). Nossa oração é que vocês a valorizem e andem nela, assim como procuramos fazer.
Sei que muitos de vocês estão investigando o assunto, e isso é bom, pois todos nós precisamos saber o porquê de estarmos reunidos ao nome do Senhor. Mas ao procurarem, sei que alguns estão ficando confusos e saindo com mais perguntas do que respostas. Talvez vocês tenham olhado para as igrejas na Cristandade evangélica e ficaram sabendo da bênção que acontece por lá, e então olharam para a assembleia em sua singularidade e fraqueza, e como parece não haver muito acontecendo ali, vocês estão com algumas perguntas sinceras. E isso é compreensível.
Gostaria de pensar que as perguntas de vocês sejam boas e sinceras, e acredito que boas perguntas merecem boas respostas. Acho que todos nós concordamos que as únicas respostas boas e corretas se encontram na Palavra de Deus. A última coisa de que vocês precisam é de opiniões e ideias humanas sobre o assunto. Portanto, o que eu quero trazer aqui diante de vocês não são minhas próprias ideias e opiniões, mas princípios da Palavra de Deus que irão guiar os seus pés. Todo este exercício seria um fracasso se vocês saíssem daqui dizendo: “O Bruce pensa isso...”, ou “O Bruce pensa aquilo...”. Não são os meus pensamentos o que vocês querem, mas a verdade da Palavra de Deus.
Além disso, não é meu objetivo atacar os grupos Cristãos que existem hoje. Não estou aqui para denegrir meus companheiros Cristãos em suas denominações na Cristandade evangélica. Se alguém está contente em permanecer em seu grupo eclesiástico, eu não vou discutir com ele. A Bíblia diz: “Subverter ao homem no seu pleito, não o veria o Senhor?” (Lm 3:36). Então, não estou aqui para tentar convencer alguém a abandonar suas convicções em relação às suas associações eclesiásticas. Não tenho a intenção de coagir ninguém, que não tenha fé ou convicção para tal, a tomar o caminho que adotamos como reunidos ao nome do Senhor. Meu objetivo, na verdade, é esclarecer alguns dos pontos confusos que têm incomodado aqueles que estão sinceramente buscando respostas sobre Cristãos estarem reunidos ao nome do Senhor.
Eu só diria desde o início que, em minha observação, a maioria das dúvidas vem de um entendimento equivocado da própria verdade e de usar um critério errado para julgar o que é certo e o que é errado. O resultado disso é que a pessoa realmente fica em um dilema, e bem poderia acabar se perguntando se ela está verdadeiramente no lugar correto afinal. É claro que o único padrão correto de medida é a verdade de Deus na Palavra de Deus.
Agora, apenas mais uma coisa antes de começarmos: tentarei dar o meu melhor ao apresentar, com base na Palavra de Deus, as respostas a essas perguntas, mas quero dizer que de nada adiantará se a sua vontade própria estiver em operação e vocês não desejarem a verdade. Então, espero que todos tenhamos o mesmo espírito de Davi, que disse: “Ensina-me, Senhor, o Teu caminho, e guia-me pela vereda direita” (Sl 27:11). Um espírito ensinável é o que o Senhor está procurando em nós. O que estou dizendo agora é que precisamos ter um correto estado de espírito se vamos tirar proveito deste exercício. Se estivermos sinceramente buscando a verdade, creio que o Senhor irá usar a Sua Palavra para nos guiar. Ele disse: “Se alguém quiser fazer a vontade d’Ele, conhecerá a respeito da doutrina” (Jo 7:17 – ARA). A condição colocada nessa promessa de conhecer a verdade é que estaríamos dispostos a “fazer” a vontade d’Ele ao aprendê-la. O Senhor não está interessado em nos ensinar a Sua vontade se não estivermos dispostos a fazê-la. Portanto, precisamos ter bem resolvido em nosso coração que iremos fazer a vontade de Deus, seja ela qual for, mesmo que ela entre em colisão com nossas próprias ideias. Este é um ótimo ponto para se atingir em nossa alma – estar disposto a fazer a vontade d’Ele, ainda que seja doloroso. Essa promessa do Senhor é tão válida hoje como era quando Ele a deu em Sua época – quem estiver disposto a fazer a vontade d’Ele “conhecerá a respeito da doutrina”.
Com essa promessa diante de nós e a Palavra de Deus em nossas mãos, vamos ver agora algumas dessas perguntas e esperar que o Senhor as responda para nós.



[1] N. do T.: Foi usado o verbo “ser” (“são colocados”) e não o “estar” (como na maioria das traduções bíblicas em português de Mateus 18:20) pois “ser” indica uma propriedade ou característica permanente do sujeito ao passo que “estar” indica um estado transitório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso está  disponível  ➪   AQUI   O Livro eletrônico está  disponíve l   ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segu...