quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

A Conclusão Lógica Segundo as Escrituras


Agora vamos juntar as coisas e deixar que as Escrituras nos deem a resposta.
  • Primeiro, Deus deseja que todos os Cristãos estejam juntos em um único testemunho prático, mesmo que eles estejam em muitos locais diferentes na Terra.
  • Segundo, Deus tem um lugar e uma maneira – uma posição ou terreno eclesiástico – onde Ele queria que os Cristãos expressassem a unidade ao se reunirem para adoração e ministério, e para ações administrativas.
  • Terceiro, existe um Reunidor divino (o Espírito de Deus) que exercita os crentes acerca desses princípios bíblicos de reunião e os conduz a esse lugar designado pelo Senhor.

A única conclusão lógica que podemos tirar desses princípios é que a presença do Senhor (no sentido coletivo de Mateus 18:20 de que estamos falando) só poderia estar em um único lugar. Se isso é verdade, então Ele não poderia estar em todos os lugares onde os Cristãos se reúnem, mesmo que eles estejam bem-intencionados. É bem simples: se o Senhor concedesse Sua presença aos muitos lugares onde os Cristãos se reúnem, da maneira como estamos falando, Ele estaria consentindo essas falsas posições. O Sr. W. Potter, respeitado por seu ensino da Bíblia, disse: “Suponha que o Senhor agora tenha concedido Sua presença às diferentes denominações, o que Ele estaria fazendo? Ele estaria sancionando o que é contrário a Ele. Ele não pode fazer isso.” O Sr. Potter também disse: “Você não está querendo insinuar que o Senhor não está no meio de quaisquer outros no mesmo sentido? Sem dúvida alguma, Ele não está.”
Agora, isso pode parecer extremamente limitado e exclusivista, mas se você está honestamente buscando a verdade, você não vai querer discutir com a Palavra de Deus. Lembre-se, estas não são ideias minhas; é a única conclusão sóbria a que a Escritura nos leva. Se você acha que a verdade de reunião é exclusivista demais, deixe-me perguntar-lhe isto: “Quantas maneiras existem para ser salvo?” Uma. Será que você diria “Ah, isso é tão exclusivista; é tão limitado; não posso aceitar isso.”? Não, não diria, porque você sabe que é a verdade. A própria natureza do Cristianismo é exclusivista: há somente uma maneira de nascer de novo, somente uma maneira de ser justificado, somente uma maneira de ser reconciliado, etc. Tudo o que eu posso dizer é que é melhor se acostumar com o exclusivismo do Cristianismo, porque faz parte, por assim dizer, da sua natureza. A revelação Cristã toda da verdade é exclusivista, e nós não lamentamos pela verdade – ela é o que é.
Agora, se achamos que os Cristãos que se reúnem para adoração e ministério em suas várias divisões na Cristandade foram guiados pelo Espírito a fazê-lo (como é dito em Mateus 18:20), então estamos realmente dizendo que o Espírito de Deus é o Autor dessas divisões. Se isso é verdade, então Ele é o culpado pelo estado dividido no testemunho Cristão! Certamente nenhum Cristão sóbrio acusaria o Espírito de Deus de criar o triste e dividido estado do testemunho público da Igreja. Hamilton Smith disse: “Está o Espírito Santo reunindo todas as várias comunidades divididas e independentes que procuram se apropriar dessa promessa [em Mateus 18:20]? Tal suposição necessariamente envolve colocar sobre o Espírito Santo a culpa pelas deploráveis divisões e independência existentes que desonram a Cristo. Será que essa multiplicidade de centros vistos na igreja professa se deve à obra do ‘Espírito da verdade’ que veio glorificar a Cristo? Longe esteja esse pensamento!”
Alguém poderia dizer: “Mas você está ensinando que existe apenas um grupo de Cristãos que está certo, e todos os outros estão errados. Fica parecendo que você acha que vocês são os únicos certos!” Mas espere um minuto; eu não disse isso. Estou dizendo que a Escritura ensina que existe um terreno divino de reunião – somente uma posição eclesiástica na Terra que o Senhor sanciona com Sua presença. Eu não DISSE que aqueles com quem estou em comunhão estão nesse terreno, embora eu CREIA que o Espírito de Deus nos tenha levado a esse lugar. A verdade de reunião não é a respeito das pessoas; ela é sobre o Senhor ter um centro de reunião. Sempre existe o perigo de mudar o foco, do Senhor no meio para as pessoas que o Espírito de Deus reuniu ali, e dizer que eles têm a mesa do Senhor. Isso é um erro; nosso foco deveria estar em Cristo no meio. Lembrem-se, nossa reunião é “a Ele” (Hb 13:13).
A maneira de Deus de produzir unidade entre Seu povo sempre foi estabelecer um lugar (centro) de reunião ao qual Seu povo se dirigiria.
  • Nos tempos do Velho Testamento, o Senhor tinha um lugar onde estaria Sua presença, ao qual Seu povo deveria vir (Dt 12:5-7);
  • Nos tempos (Cristãos) do Novo Testamento, Ele estabeleceu um lugar onde Ele está no meio (Mt 18:20; 1 Co 5:4), onde o Espírito de Deus reúne crentes;
  • Nos tempos do Milênio, Ele também terá um lugar ao qual Ele reunirá Seus santos do Milênio (Sl 50:5; Ez 48:35). 

Em cada dispensação o centro é sempre o Próprio Senhor. A título de ilustração, suponha que houvesse uma gigantesca roda com raios onde o Senhor estivesse no cubo (centro) da roda e cada crente estivesse sentado em um raio perto do aro. Nessa posição, cada crente estaria a uma certa distância um do outro e do Senhor. Mas se cada uma das pessoas deslizasse no raio em que estivesse sentada em direção ao cubo, quanto mais próximas do cubo elas chegassem mais próximas umas das outras elas estariam. Assim é nos caminhos de Deus; Ele produz a unidade entre Seu povo estabelecendo um ponto de reunião ao qual Ele reúne Seu povo.
É triste dizer, mas pode haver alguns entre os santos reunidos que tenham manifestado um espírito um tanto arrogante e tenham dado a impressão de que somos “os únicos certos”. Isso só prova que é possível estar em uma posição correta (eclesiasticamente), mas em uma condição errada (espiritualmente). Como mencionado anteriormente, o orgulho da posição é uma das razões pelas quais o Senhor reduziu numericamente o Seu povo no centro divino (Sf 3:10-11). Mas isso não muda o fato de que Deus tem um centro de reunião. Significa apenas que alguns dos que estão no centro podem estar em um estado errado, e poderiam ser peneirados.
Deus nos quer agindo segundo as nossas convicções conforme guiados pelo Senhor. “Esteja cada um plenamente convencido em sua mente” (Rm 14:5 – TB). Para mim, creio que o Senhor está no meio aqui, mas não me gloriarei em estar reunido no centro de Deus, pois isso estaria totalmente fora de sintonia com o espírito do Cristianismo. Graça e humildade verdadeiras não colocam as pessoas em evidência como se elas fossem alguma coisa; aqueles que o Senhor reuniu não são nada em si mesmos. Não é presunção ou orgulho crer na verdade e agir de acordo com ela; é fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso está  disponível  ➪   AQUI   O Livro eletrônico está  disponíve l   ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segu...