quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Existe um Divino Reunidor que Leva os Crentes ao Lugar Designado por Deus


Tendo estabelecido a partir da Escritura que o PLANO de Deus é reunir o povo de Deus em um único terreno, e que Ele tem um LUGAR onde Ele gostaria que estivessem juntos, Mateus 18:20 indica que Ele tem o PODER para fazê-lo. Existe um Reunidor divino que leva os crentes exercitados a esse lugar designado por Ele: o Espírito Santo.
A quem mais poderia o Senhor confiar a tarefa de reunir o Seu povo ao Seu nome, senão ao Espírito de Deus? Embora o Espírito não seja mencionado diretamente na passagem, é claro que é Ele o Reunidor divino. Isso é visto nas palavras estiverem reunidos. O Senhor não disse: “Onde dois ou três se reunirem”, como algumas versões modernas o traduzem. “Estiverem reunidos é voz passiva, e isso aponta para o fato de que houve um poder reunidor fora das próprias pessoas que esteve envolvido na reunião delas nesse terreno. Isso mostra que o terreno divino de reunião não é uma associação voluntária de crentes. É verdade que deve haver um exercício e energia pessoal por parte daqueles que são reunidos pelo Espírito para que sejam encontrados ali no lugar onde Cristo está no meio, mas, no fim das contas, é Ele Quem reúne.
A verdade da obra do Espírito em Mateus 18:20, retratada nas palavras “estiverem reunidos”, tem sido veementemente contestada. Alguns bastante ignorantes tentaram nos dizer que são apenas os irmãos mais recentes que ensinam que essas palavras se referem à obra do Espírito Santo, dando a entender que se trata de uma ideia nova. Isso simplesmente não é verdade. Escritos de homens do século 19 – tais como C. H. Mackintosh, F. G. Patterson, J. A. Trench, etc. – ensinam que as palavras “estiverem reunidos” de fato se referem à obra do Espírito Santo. Muitos outros do século 20 ensinaram o mesmo. Por exemplo, Hamilton Smith disse, “Para usar uma simples ilustração, eu vejo uma cesta de frutas sobre a mesa. Como elas chegaram ali? Foram reunidas juntas; elas não chegaram ali por seus próprios esforços. A palavra para ‘reunidos [juntos]’ no grego é ‘sunago’, que literalmente significa “conduzir juntos”, e poderia ser traduzido como “são guiados juntos”; tudo isso sugere um Reunidor.”
Alguns tentaram ir até o texto grego para provar que “estiverem reunidos” não é uma referência à obra do Espírito. No entanto, como H. Smith demonstrou, o grego não dá suporte a isso. A Concordância de Strong afirma que a palavra “sunago” (#4863) significa “conduzir juntos” ou “coletar”. O Dicionário Expositivo de Vine afirma que “sunago” significa “reunir” ou “juntar” (pág. 482).
J. N. Darby disse: “Ele [Cristo] é o único centro de reunião. Os homens podem criar confederações entre si, tendo como objetivo ou alvo muitas coisas, mas a comunhão dos santos não pode ser conhecida a menos que cada linha convirja para o Centro vivo. O Espírito Santo não reúne os santos em torno de meras visões, por mais verdadeiras que sejam, sobre o que a Igreja é, foi ou pode ser na Terra, mas Ele sempre reúne em torno dessa bendita Pessoa, que é a mesma ontem, hoje e para sempre. ‘Onde estiverem dois ou três reunidos em [ao] Meu nome, aí estou Eu no meio deles.’
Lucas 22:7-10 dá suporte ao fato de que existe um Reunidor divino. Ali diz: “Quando entrardes na cidade, encontrareis um homem, levando um cântaro de água; segui-o até à casa em que ele entrar”. O Espírito de Deus é visto aqui na figura de “um homem” carregando um cântaro de água. Muitas vezes na Escritura o Espírito de Deus é visto como um homem anônimo trabalhando nos bastidores. Isso porque o Espírito de Deus não tem o objetivo de atrair a atenção para Si mesmo (Jo 16:13-14), e esta é a razão pela qual Ele não é mencionado diretamente em Mateus 18:20. Ele não assume um lugar de proeminência no Cristianismo, mas trabalha nos bastidores guiando almas exercitadas ao terreno fundamentado na Escritura onde Cristo está no meio daqueles assim reunidos. No caso em questão, Ele levou os discípulos ao lugar designado pelo Senhor, onde eles poderiam estar com Ele para a ceia. A “água” na Escritura muitas vezes significa a Palavra de Deus (Ef 5:26). Assim, aprendemos que o Espírito de Deus usa os princípios da Palavra de Deus para guiar os crentes ao lugar designado pelo Senhor.
Os mais bem-intencionados homens procuraram reunir o povo do Senhor e fizeram uma completa confusão. Desconhecendo a verdade de reunião contida nas Escrituras, eles desviaram os crentes para seitas e grupos denominacionais criados pelo homem e os encorajaram a ir para “a igreja de sua escolha”. O resultado é que os Cristãos foram espalhados em mil direções. Isso certamente não é obra do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso está  disponível  ➪   AQUI   O Livro eletrônico está  disponíve l   ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segu...