quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Grupos de Estudo Bíblico de Mulheres


Talvez alguns de vocês estejam perguntando, “Há algo de errado em irmãs reunidas ao nome do Senhor irem a estudos bíblicos de mulheres promovidos por organizações eclesiásticas?” Eu entendo o ponto aqui; essas reuniões muitas vezes não são realizadas em um prédio de igreja, então, tecnicamente, não se poderia dizer que você estaria indo a uma igreja se frequentasse uma dessas reuniões.
Certamente não há nada de errado com irmãs se reunindo para ler a Palavra de Deus e orar; que isso seja encorajado. Mas eu acredito que estudos bíblicos organizados de mulheres Cristãs, criados com fins de ensino, não têm fundamento nas Escrituras. 1 Coríntios 14:35 diz, “Se, porém, querem aprender alguma coisa, interroguem, em casa, a seu próprio marido” (ARA). Não encontramos na Escritura uma organização para-eclesiástica criada para ensinar mulheres. Isso pode ser difícil para você entender, já que elas estão fazendo algo bom e certo – afinal, estudar a Escritura não tem como ser algo errado! Mas existe uma coisa que é fazer algo certo da maneira errada, e esse é o meu ponto aqui. O versículo que apresentei está na Escritura. Eu sei que isso pode não ser popular, mas é a Palavra de Deus.
A réplica habitual para isso é, “E se uma irmã não tem marido?” Contudo, a palavra traduzida como marido aqui é realmente mais ampla do que “homem casado”; refere-se a homens em geral. A mesma palavra é traduzida simplesmente como homens [ou “varões”] em muitos lugares no Novo Testamento (At 1:16, 2:29, 37, 3:2, 7:2, 9:2, 13:15, 15:7, etc.). Acredito que ela poderia ser traduzida assim nesse versículo. O ponto que Paulo está explicando aqui é que as irmãs podem perguntar aos homens (os irmãos) em casa num ambiente doméstico, se elas quiserem esclarecimento sobre algum ponto que tenha sido abordado nas reuniões de assembleia. Novamente, eu entendo que isso provavelmente esteja jogando um balde de água fria naquilo que alguns de vocês queriam ouvir, mas é o que a Escritura diz, e nós não somos mais sábios do que a Palavra de Deus.
O ponto em que estamos focando, de que somos afetados por nossas associações, é um perigo real. Como mencionado, existe a possibilidade de ser atraído para dentro das igrejas denominacionais por meio da comunhão com Cristãos ligados a esses sistemas, especialmente ao frequentar reuniões organizadas para o estudo das Escrituras. Alguém me contou que em uma assembleia reunida ao nome do Senhor, havia sete irmãs que foram a um estudo bíblico organizado de mulheres promovido por pessoas de igrejas; e agora, alguns anos depois, apenas duas delas ainda estão reunidas. Então, não dá para dizer que comunhão com esse tipo de coisa não tem um efeito sobre uma pessoa. Alimentar-se de ministério cujas raízes estão no arraial tem o efeito de atrair uma pessoa para dentro do arraial. E não existe nenhum ministério no arraial que levará uma pessoa para “fora do arraial”, o lugar apropriado do Cristão (Hb 13:13). Eu simplesmente odiaria ver um monte de jovens serem levados por algo assim. Mas não seria a primeira vez que aconteceria.
Anos atrás, quando eu era jovem e estava faminto para aprender a verdade (espero poder dizer que eu ainda esteja faminto pela verdade), tivemos uma situação ideal em nossa assembleia local. Havia ali muitos mestres bem instruídos – o Sr. Clark, o Sr. Coleman, o irmão Graham; e depois, num papel secundário, havia o meu pai, o tio Stan e o meu tio Jim, e o irmão Keating. Todos esses homens tinham boas bibliotecas de bom ministério, e eles nos ensinavam muita verdade nas reuniões semanais, pelas quais sou muito grato. Quando íamos a uma reunião de leitura, simplesmente sentávamos ali fazendo anotações, absorvendo tudo. Muito do que eu sei hoje veio desses homens.
Enfim, em meio a tudo isso, havia uma irmã na assembleia que ia regularmente a um estudo bíblico organizado de mulheres promovido por uma denominação da cidade. Quando perguntaram a ela por que ela ia àquele estudo, sua resposta foi que ela não estava recebendo alimento nas reuniões! “Quê?! Como assim?”, eu pensei. Aqui estávamos nós fervorosamente fazendo anotações da maravilhosa verdade que estava saindo daqueles homens, e ela não estava recebendo alimento! Não é preciso dizer que essa irmã não está mais reunida ao nome do Senhor; ela está hoje em uma denominação.
Que estado lamentável deve ser este em que estamos! Era comum os que estavam nas denominações (150 anos atrás) virem até nós para aprender a verdade; agora temos que ir até eles para nos alimentar! Isso me faz lembrar dos filhos de Israel tendo que ir até os filisteus para amolar seus instrumentos agrícolas (1 Sm 13:19-22). Não estou insinuando que nossos irmãos que estão nas denominações sejam filisteus ímpios; apenas me entristece que os santos reunidos pensem que precisam buscar a verdade indo até aqueles que deveriam estar vindo até nós em busca dela.
Talvez o problema seja duplo. Poderia ser simplesmente o sintoma de um espírito insatisfeito e inquieto querendo algo diferente. Mas, por outro lado, precisamos nos perguntar por que alguém em nossa assembleia local iria querer ir a um estudo bíblico em uma igreja. Por que uma irmã sente que não está sendo alimentada nas reuniões da assembleia? Poderia ser devido ao estado da irmã, mas também poderia ser porque não estamos dando muito alimento aos santos. Precisamos refletir sobre isso. Creio que parte da culpa é daqueles que têm a responsabilidade de ensinar na assembleia. Estamos dando alimento a eles? Estamos ensinando a verdade aos santos? Quando vamos às reuniões, ficamos simplesmente caçando algo para dizer apenas para preencher o tempo, ou estamos realmente dando algo a eles? Eu não estou tentando apontar falhas naqueles que ensinam; eu mesmo quero me exercitar sobre isso. Mas se não tivermos gastado tempo aprendendo a verdade nós mesmos, ela não irá simplesmente, de forma mágica, aparecer no ar quando chegarmos à reunião de leitura; precisamos ser diligentes durante a semana em nossos estudos pessoais para termos certeza de que estamos trazendo algo para as reuniões na forma de alimento. Então, talvez as pessoas fiquem contentes em estar nas reuniões da assembleia e não vão olhar em outro lugar.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
RESUMO: Alguém na posição de reunido ao nome do Senhor, em separação da ordem sem base bíblica das igrejas denominacionais, que vai a um culto de igreja é incoerente com o posicionamento que assumiu, porque:
  1. é hipocrisia apoiar uma coisa contra a qual protestamos;
  2. é sancionar algo que está claramente em desacordo com a Palavra de Deus;
  3. perderá o poder de testemunho da verdade da assembleia;
  4. é ligar a mesa do Senhor à ordem sem base bíblica das denominações;
  5. coloca a pessoa numa posição onde ela poderia adquirir má doutrina e acabar sendo levada a deixar a mesa do Senhor.


~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso está  disponível  ➪   AQUI   O Livro eletrônico está  disponíve l   ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segu...